Normalmente quando ando pela cidade há determinadas ruas que fazem parte do meu percurso habitual e que, por sinal, são aquelas onde mais se concentram as pequenas lojas que constituem o comércio local. Algumas já vieram substituir outras mais antigas, embora haja ainda algumas , pertencentes a comerciantes já idosos, que com amabilidade e respeito se empenham em bem servir os seus clientes. O movimento que tinham, especialmente no verão, com a vinda dos turistas espanhóis , por exemplo, é muito reduzido, mas muitas pessoas ainda sabem onde se dirigir quando procuram determinados artigos de referência dessas lojas.
Os tempos mudaram e a moda é actualizada em cada estação, no que se refere ao vestuário, com as novidades ditadas pelas grandes marcas e copiadas com algumas modificações e qualidade dos materiais. Mas o mercado está fraco e é com tristeza que eu passo e vejo as lojas desertas e nem mesmo as inevitáveis compras de Natal lhes trazem o movimento que, há muitos anos atrás, obrigava o pessoal a andar numa roda viva, atendendo cliente atrás de cliente. Acontece que as preferências pessoais foram mudando e substituídas por escolhas mais acessíveis em termos de custos, que, conjugadas com os novos padrões da moda, foi levando os interessados a procurarem as grandes superfícies, onde a diversidade é referência e permite uma maior possibilidade de escolha. Depois, isto falando em termos locais, o mercado chinês invadiu a nossa cidade. Se eu não estou em erro, há, pelo menos, 11 lojas chinesas, algumas bem perto umas das outras, abertas todos os dias do ano, salvo uma ou outra excepção. E uma coisa é certa, elas vieram para ficar e têm todo o direito de se expandirem, até porque gozam de vantagens derivadas de acordos feitos entre o seu governo e o nosso. Oferecem uma diversidade de produtos que vendem a preços mais vantajosos, embora a qualidade seja uma desvantagem. Mas estou quase certa que estas lojas não conseguem escoar a mercadoria que vão acumulando nos corredores e prateleiras.
Quando vejo uma loja nova fico apreensiva e chego a pensar que não foi uma boa opção do seu proprietário. Porque o que normalmente acontece é não conseguirem manter-se abertas por muito tempo. Houve investimento, competitividade na oferta, mas o consumidor , ou por indiferença ou pela necessidade de cada vez mais moderar as suas despesas e procurar mercados alternativos, não ajuda a que se mantenha o negócio.
As pequenas lojas a que nos acostumámos parecem ter os dias contados. Li num semanário que “no comércio tradicional, por cada loja que abre, fecham cinco”. Prevê-se que “30 mil pessoas podem perder o emprego devido ao fecho de lojas, que deverá agravar-se este ano” (SOL, 24.01.09). Não é uma situação nova, ela tem vindo a agravar-se de ano para ano, salvo raras excepções, que sempre as há, e não se vêem perspectivas de um retorno aos tempos áureos do comércio tradicional. Cada dia se vão criando novas formas de mercado competitivo. E as pessoas que hoje correm para as grande superfícies, onde se habituaram a fazer as suas compras, amanhã, quem sabe, não irão dar preferência às lojas tradicionais , porque fizeram do seu estilo a sua referência e apostaram na qualidade da sua mercadoria? O desafio e a esperança num futuro melhor podem servir de estímulo a uma nova era do comércio tradicional!
Os tempos mudaram e a moda é actualizada em cada estação, no que se refere ao vestuário, com as novidades ditadas pelas grandes marcas e copiadas com algumas modificações e qualidade dos materiais. Mas o mercado está fraco e é com tristeza que eu passo e vejo as lojas desertas e nem mesmo as inevitáveis compras de Natal lhes trazem o movimento que, há muitos anos atrás, obrigava o pessoal a andar numa roda viva, atendendo cliente atrás de cliente. Acontece que as preferências pessoais foram mudando e substituídas por escolhas mais acessíveis em termos de custos, que, conjugadas com os novos padrões da moda, foi levando os interessados a procurarem as grandes superfícies, onde a diversidade é referência e permite uma maior possibilidade de escolha. Depois, isto falando em termos locais, o mercado chinês invadiu a nossa cidade. Se eu não estou em erro, há, pelo menos, 11 lojas chinesas, algumas bem perto umas das outras, abertas todos os dias do ano, salvo uma ou outra excepção. E uma coisa é certa, elas vieram para ficar e têm todo o direito de se expandirem, até porque gozam de vantagens derivadas de acordos feitos entre o seu governo e o nosso. Oferecem uma diversidade de produtos que vendem a preços mais vantajosos, embora a qualidade seja uma desvantagem. Mas estou quase certa que estas lojas não conseguem escoar a mercadoria que vão acumulando nos corredores e prateleiras.
Quando vejo uma loja nova fico apreensiva e chego a pensar que não foi uma boa opção do seu proprietário. Porque o que normalmente acontece é não conseguirem manter-se abertas por muito tempo. Houve investimento, competitividade na oferta, mas o consumidor , ou por indiferença ou pela necessidade de cada vez mais moderar as suas despesas e procurar mercados alternativos, não ajuda a que se mantenha o negócio.
As pequenas lojas a que nos acostumámos parecem ter os dias contados. Li num semanário que “no comércio tradicional, por cada loja que abre, fecham cinco”. Prevê-se que “30 mil pessoas podem perder o emprego devido ao fecho de lojas, que deverá agravar-se este ano” (SOL, 24.01.09). Não é uma situação nova, ela tem vindo a agravar-se de ano para ano, salvo raras excepções, que sempre as há, e não se vêem perspectivas de um retorno aos tempos áureos do comércio tradicional. Cada dia se vão criando novas formas de mercado competitivo. E as pessoas que hoje correm para as grande superfícies, onde se habituaram a fazer as suas compras, amanhã, quem sabe, não irão dar preferência às lojas tradicionais , porque fizeram do seu estilo a sua referência e apostaram na qualidade da sua mercadoria? O desafio e a esperança num futuro melhor podem servir de estímulo a uma nova era do comércio tradicional!
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