terça-feira, 2 de setembro de 2008

SABER VIVER

Muitas vezes, falando com pessoas que estão a passar por dificuldades e fogem ao convívio com os outros, eu costumo dizer, como incentivo : “Viva da melhor maneira cada dia da sua vida!” Também dirijo a mim própria as mesmas palavras, mas algumas vezes sem sucesso…
Estava há momentos a pensar que posso comparar a vida a uma daquelas estradas secundárias do nosso Portugal. Quando vamos de carro devemos ter em atenção os buracos, muitos deles sem estarem devidamente assinalados, as curvas, os outros carros que vêm em sentido contrário, aqueles que nos querem ultrapassar indiferentes ao perigo que isso possa constituir e a tantos outros imprevistos com os quais nos podemos deparar. Mas muito importante, é a maneira como conduzimos. E aqui surgem os “senãos” que podem pôr em risco a nossa segurança e a dos outros.
Na nossa “estrada da vida” vamos encontrar muitos obstáculos que irão atrapalhar a nossa condução: contrariedades, problemas que surgem sem serem esperados, o demasiado optimismo que nos impede de ver com clareza as realidades, a solidão, a falta de saúde, que nos torna mais sensíveis, enfim, muitas coisas das quais cada um de nós pode falar por si. Quando só vemos a parte negativa da vida é como se estivéssemos a conduzir o nosso carro pela estrada num dia de Inverno, com chuva, relâmpagos a cruzar o céu, o vento que nos obriga a segurar bem o volante para conseguirmos ir em frente, etc. Mas quando vamos para a estrada num dia de Primavera, com o sol a brilhar, os campo verdejantes, cobertos de flores, aquele túnel que atravessamos, formado pelas árvores, que dum lado e outro do caminho, entrelaçaram os seus ramos, o cantar dos pássaros, a total revelação da Natureza cantando hinos ao seu Criador! Então, sim, o nosso ser vibra, sentimo-nos mais felizes, esquecemos por momentos os perigos que nos podem surpreender, uma curva mal dada, um buraco traiçoeiro à espera do menos atento.
Saber aproveitar cada dia que Deus nos dá é aprender a tirar partido da nossa condução pela “estrada da vida”, aproveitando os “dias de Primavera” que nos irão tornar mais fortes para aprendermos a viver com as tristezas dos “dias de Inverno” que, quer queiramos quer não, aparecem sempre e…quantas vezes fora de tempo!
“Segura a mão de Deus.
Segura a mão de Deus,
Pois ela, ela te sustentará.
Não temas, segue adiante,
E não olhes para trás.
Segura já na mão de Deus e vai”

Sem comentários: